Mudra significa gesto. Os mudras são os gestos corporais que se utilizam principalmente em Hatha Yoga, mas também utilizados em outros tipos de meditação.
Estes gestos são muito importantes porque nos permitem canalizar adequadamente a energia através de nosso corpo, assim como facilitar a execução de numerosos objetivos, como a iluminação, a cura emocional e física.
Sua origem não é muito clara, embora no ocidente os conhecemos graças ao mundo oriental que nos traz como conseqüências de suas doutrinas e ideologias.
Há mudras muito completos que implicam-se a todo o corpo, mas também a mudras muito simples e igualmente poderoso que so exigem de nosas mãos para alcanzar nossos objetivos.
Para praticar esses mudras não é necessária grande uma grande habilidade, porem bastante pratica, especialmente com aqueles que são muito complicados. Os dedos vão se juntando entre si de maneiras muito diversas e com pressões muito diversas onde as vezes so é necessário um leve toque e outras vezes se necessita de uma grande pressão.
Devido à diferentes qualidades de cada um deles, é recomendável utilizá-los durante um tempo determinado que vão de 3 a 45 minutos e geralmente é conveniente usá-los uma vez ao dia no mínimo.
É importante ter em mente que utilizá-los para uma cura física, que não há milagres, mas seu papel é servir de apoio para o tratamento que estamos utilizando para a cura, fazendo com que seja mais eficaz e que a enfermidade se cure mais rápido.
Nas mãos, igual aos pés, estão os reflexos de todos nossos pontos corporais, e por eles, as diferentes posições ajudam a desbloquear aqueles que estão em desarmonia:
Dedo polegar: representa o elemento fogo e seu empenho energético é equilibrar as energias do corpo nutrindo quando deve ser alimentado e destruindo quando dever ser eliminado. Também é onde reside nossa consciência divina.
Dedo polegar: representa o elemento fogo e seu empenho energético é equilibrar as energias do corpo nutrindo quando deve ser alimentado e destruindo quando dever ser eliminado. Também é onde reside nossa consciência divina.
Dedo indicador: representa o elemento ar e seu empenho energético é fornecer-nos a capacidade de criar e pensar. Este dedo nos trás as inspirações divinas . Nele reside nossos diferentes estados de humores. É atribuído-lhe o quarto chackra.
Dedo médio: representa o elemento éter e sua característica é prover-nos da energia necessária para atuar e viver em harmonia com o mundo espiritual que tem ao nosso alcance. É conectado com o quinto chackra.
Dedo anular: representa o elemento terá e sua característica energética é fornecer-nos dar a força necessária para nos defendermos e lutar pelo que é nosso, assim como o equilíbrio interior para enfrentar qualquer situação. Liga-se ao primeiro chackra.
Dedo mindinho: representa o elemento água e sua característica é nos dar a possibilidade de interagir com os outros seres humanos na sociedade. É ele que nos permite relacionarmos corretamente. Se encarrega de trabalhar nossas emoções. Liga-se ao segundo chackra.
Amor pronfundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário